Uma verdade universal é: as clínicas de imagem querem ter mais eficiência e melhorar a experiência dos pacientes. Mas, para isso acontecer, é muito importante ter um sistema de agendamento online.
Quem costuma marcar exames com frequência já sabe o quanto escolher um horário em poucos cliques deixa tudo mais ágil e organizado.
Mas e para os CDIs? Quais são os motivos, na prática, de investir nessa tecnologia? É isso que você vai ver aqui.
7 motivos para implementar o agendamento online na radiologia
1. Maior conveniência para os pacientes
Ter um sistema de agendamento online ajuda os pacientes a marcarem seus exames a qualquer hora e sem precisar ligar só durante o horário comercial. Sem contar que eles não vão correr o risco de enfrentar longas esperas por atendimento.
2. Menos faltas e cancelamentos
Com o agendamento online, os pacientes recebem lembretes automáticos. Isso pode ser por SMS, e-mail ou notificações de aplicativos.
Usar esses recursos ajuda a diminuir o índice de faltas e cancelamentos de última hora. Sem contar que os lembretes podem trazer instruções sobre o exame e reforçar a preparação necessária, o que evita retrabalho e desmarcações.
3. Otimização do tempo da equipe administrativa
O agendamento manual pode sobrecarregar a equipe administrativa da clínica, gerar filas telefônicas, trocas de e-mails e erros de marcação.
Com o sistema online, essas tarefas são automatizadas, liberando os funcionários para focarem em outras atividades, como: recepção e orientação dos pacientes.
4. Melhor organização e controle da agenda
Um sistema de agendamento online permite que a clínica tenha uma visão clara e organizada da agenda, com atualizações em tempo real.
Isso reduz o risco de marcações duplicadas, facilita a gestão do fluxo de pacientes e a disponibilidade dos equipamentos de radiologia. Assim, sobrecargas e horários ociosos são evitados.
5. Aumento na captação de novos pacientes
Ter um sistema de agendamento online facilita o acesso de novos pacientes à clínica.
Geralmente, aqueles que buscam comodidade de marcar exames de forma digital escolhem CDIs que ofereçam essa solução.
Além disso, uma presença digital eficiente pode melhorar a reputação da clínica e atrair mais público.
6. Integração com sistemas de prontuário eletrônico (RIS e PACS)
Um dos maiores diferenciais é a possibilidade de integração do sistema com o RIS e o PACS. Com a nossa solução chamada netRIS, por exemplo, você permite que os seus pacientes façam o agendamento online.
Além disso, ele tem um recurso que permite limitar os agendamentos por convênio, quantidade ou até horários. Sem contar outras funcionalidades, como:
- Prontuário eletrônico com informações cadastrais do paciente, exames realizados, atestados, receitas, etc.;
- B.I. e relatórios personalizados;
- Faturamento integrado com os principais convênios;
- Visualização de dados que indicam produtividade e eficiência operacional;
- Integração com o PACs, como o Animati PACS.
Conheça um pouco mais as nossas soluções:
7. Acesso aos relatórios e dados estratégicos
O sistema de agendamento online oferece relatórios detalhados sobre a ocupação da clínica, o número de exames realizados e a demanda por horários específicos.
Esses dados são essenciais para otimizar o uso dos recursos da clínica, como: a gestão dos equipamentos de imagem e a alocação de profissionais. Além disso, ajuda na tomada de decisões estratégicas.
Dica: organizar a agenda é essencial
Quando a agenda está bem organizada é possível:
- Evitar conflitos de horário;
- Garantir que os equipamentos de imagem sejam utilizados de forma eficiente;
- Diminuir o risco de marcações duplicadas ou pacientes agendados para o horário errado.
Como implementar o agendamento online na sua clínica de radiologia
1. Escolha uma plataforma adequada
Escolha um sistema de agendamento online que se integre com RIS e PACS. Uma boa opção é escolher o netRIS.
2. Personalize o sistema
Configure o sistema para refletir os tipos de exames, horários disponíveis e os requisitos específicos para cada exame. Defina as preferências de equipe e ajuste o calendário conforme necessário.
3. Treine sua equipe
Tenha a certeza de que toda a equipe saiba como usar o sistema. Dê um treinamento adequado para garantir uma transição suave.
4. Informe os pacientes
Atualize o site e o aplicativo da clínica com a nova funcionalidade de agendamento online. Comunique-se com os pacientes por e-mail, redes sociais e outros canais para divulgar a novidade.
5. Monitore e ajuste
Acompanhe o desempenho do sistema e colete feedback para fazer ajustes. Analise relatórios para otimizar a agenda e melhorar a experiência dos pacientes.
Comece agora a oferecer agendamento online com o netRis
Agora que você já conhece os benefícios, peça uma demonstração gratuita!
Imagem de capa: Envato/kjekol