(48) 3380 - 0028 contato@animati.com.br

Conheça a nova parceria da Animati

Aquila Medical Innovation – Democratizando uma radiologia de qualidade

A proposta da Animati é trazer sempre mais qualidade diagnóstica e eficiência na gestão de clínicas e centros de diagnóstico por imagem. É com essa ideia em mente que firmamos novas parcerias para trazer sempre as melhores soluções aos nossos clientes. 

Apresentamos para vocês, a Aquila, que utiliza Inteligência artificial para implementar o processo de dupla leitura em mamografia. 

Qual é o problema que a Aquila resolve?

A detecção precoce de câncer de mama é o principal aliado no tratamento da doença. Quando descoberto logo no início, tem até 95% de chances de cura. A probabilidade de detecção precoce aumenta em até 15% com uma segunda leitura dos exames, porém implementar um processo de segunda leitura em todos os exames de mamografia é custoso e demorado.

A Aquila propõe uma solução para esse problema. Ela permite que as clínicas consigam implementar um processo de dupla leitura com a inteligência artificial atuando como o segundo leitor e direcionando para os médicos radiologistas somente os exames onde houve discrepância entre a primeira e a segunda leitura. Isso diminui a carga de trabalho dos médicos radiologistas, que revisam somente os laudos onde houve divergência entre a leitura do primeiro médico e da inteligência artificial da Aquila.  

Além da vantagem de permitir que os centros de diagnóstico por imagem implementem o processo de dupla leitura de forma eficaz e econômica, entregando melhor qualidade diagnóstica para os seus pacientes, a Aquila ainda entrega outros benefícios para clínicas e pacientes:

  • Redução de custos no processo de segunda leitura e revisão de laudos
  • Aumento da taxa de detecção precoce de câncer de mama  
  • Identificação de erros clínicos 
  • Indicadores de qualidade que podem ser utilizados no treinamento da equipe
Animati netPACS - lucratividade

O processo

A Inteligência Artificial da Aquila não visa substituir os médicos radiologistas na interpretação dos laudos, mas sim, dar suporte a todas as etapas do diagnóstico, melhorando os indicadores de eficiência, a qualidade diagnóstica e diminuindo a carga de trabalho da equipe.

 

Segunda leitura 

  • Mais precisão diagnóstica
  • Diminuição de falsos positivos e falsos negativos 
  • Redução da carga de trabalho do segundo leitor
  • Redução de custos significativa
  • Diminuição de recall do paciente

B.I.  

As informações de redução de carga de trabalho e métricas de qualidade ficam disponíveis para auxílio na tomada de decisão:  

  • Redução de carga de trabalho
  • Análise de qualidade 
  • Análise de discrepâncias 
  • Informações relevantes para treinamento da equipe 

Inteligência Artificial sem substituir o médico

A Inteligência Artificial faz a revisão dos laudos de mamografia e aponta se houve discrepâncias entre o laudo do radiologista e da Aquila. Nos casos onde há discrepância, os exames são encaminhados ao médico responsável pela segunda leitura do exame.

A segunda leitura só é feita se houver discrepância entre a primeira e a leitura do AquilaSDR, já que não existe necessidade de um médico revisar um exame onde não conste nada controverso. Esse processo diminui em 85% a carga de trabalho do médico radiologista que faz a segunda leitura e torna possível implementar um processo seguro, econômico e eficaz que pode aumentar em até 15% a detecção precoce do câncer de mama. 

Acuidade e redução de carga de trabalho

No Hospital do Amor, em Barretos, onde são realizados em média 3.000 exames por dia, os resultados da aplicação da Aquila como segundo leitor são os seguintes: 

 

Concordância em casos não suspeitos  99%
Concordância em casos suspeitos 96.4%
Redução da carga de trabalho 84.1%

Nós implementamos AquilaSDR no nosso programa de triagem (auditado pela organização holandesa LRCB) com o objetivo de maximizar a produtividade e qualidade. Antes, nós realizávamos a segunda leitura de uma fração dos exames diários (aproximadamente 10%). Aquila nos deu agilidade na triagem das discrepâncias entre humanos e máquinas, reduzindo por volta de 85% da carga de trabalho do segundo leitor.

Dra. Silvia Sabino (radiologista e coordenadora do programa de qualidade total do Hospital de Amor)

Se você tem interesse em conhecer mais da solução, deixe seus dados que um consultor comercial vai entrar em contato

A Aquila é parceira comercial da Animati netPACS.
A tecnologia de segunda leitura de mamografia através de IA (Inteligência Artificial) é propriedade intelectual da Aquila Medical Innovation.

Unidade Santa Maria/RS

Avenida Nossa Senhora Medianeira, 1321 – Pavimento 2,
Sala 105 –
Centro – Santa Maria/RS

(48) 3380-0028

Unidade São José/SC

Rua Dr. Constâncio Krumel – 1083
Praia Comprida – São José/SC

(48) 3380 – 0028

Parceiros