(48) 3380 - 0028 contato@animati.com.br

Como a inteligência artificial está ajudando na detecção precoce do câncer de mama?

A importância do Outubro Rosa

Não é novidade para os profissionais da área médica que o diagnóstico precoce do câncer de mama é essencial para uma maior probabilidade de cura da doença. Quanto mais cedo for encontrado o tumor, mais eficaz tende a ser o tratamento, chegando a ter mais de 95% de chance de cura. Por isso, a campanha foca os seus esforços na conscientização sobre a prevenção e importância dos exames periódicos de mamografia. 

Conscientizar a população da importância do acompanhamento e diagnóstico precoce têm sido o principal pilar da campanha Outubro Rosa e, segundo dados do ministério da saúde, desde a implementação da campanha o número de mamografias realizado aumentou em 37%.

Mas se a gente diz que a detecção precoce é importante e existe todo esse esforço para que a população realize os exames com periodicidade, é igualmente importante que os exames de mamografia tenham a maior acuidade possível no diagnóstico.  

Os médicos que realizam as mamografias conseguem ter mais acuidade e menor percentual de falsos negativos e falsos positivos com a implementação do processo de segunda leitura. A segunda leitura, quando feita por um segundo médico radiologista, tende a ser um processo custoso e até impraticável para muitas clínicas do segmento. Também é um processo cansativo para muitos médicos radiologistas, que registram um alto índice de burnout.

Como os profissionais da área médica que realizam mamografias podem colaborar com a detecção precoce do câncer de mama?  

A implementação do processo de segunda leitura, que até então só era viável para um percentual pequeno de instituições de saúde, hoje pode ser realizada de maneira muito mais eficaz e econômica, através de inteligência artificial. 

Como funciona a segunda leitura de mamografia com inteligência artificial?

A Inteligência Artificial faz a revisão dos laudos de mamografia e em caso de discrepância entre o laudo do radiologista e o laudo da Aquila, os exames são encaminhados ao médico responsável pela arbitragem.

A arbitragem só é feita se houver discrepância entre a primeira e a leitura do AquilaSDR, já que não existe necessidade de um médico revisar um exame onde não conste nada controverso. Esse processo diminui em 85% a carga de trabalho do médico radiologista que faz a segunda leitura e torna possível implementar um processo seguro, econômico e eficaz que pode aumentar em até 15% a detecção precoce do câncer de mama.

Dados reais sobre a eficácia da ferramenta no Hospital do Amor em Barretos

No Hospital do Amor, em Barretos, onde são realizados em média 3.000 exames por dia, os resultados da aplicação da Aquila como segundo leitor são os seguintes:

 

Concordância em casos não suspeitos  99%
Concordância em casos suspeitos 96.4%
Redução da carga de trabalho 84.1%

“Nós implementamos AquilaSDR no nosso programa de triagem (auditado pela organização holandesa LRCB) com o objetivo de maximizar a produtividade e qualidade. Antes, nós realizávamos a segunda leitura de uma fração dos exames diários (aproximadamente 10%). Aquila nos deu agilidade na triagem das discrepâncias entre humanos e máquinas, reduzindo por volta de 85% da carga de trabalho do segundo leitor.”

Dra. Silvia Sabino

Radiologista e coordenadora do programa de qualidade total, Hospital de Amor

Conscientizar os pacientes sobre a importância da detecção precoce e da regularidade dos exames de mamografia têm sido o foco da campanha Outubro Rosa. Agora, também é responsabilidade dos médicos entregarem diagnósticos precisos, com uma menor taxa de erro e fazer a sua parte no combate à doença. Felizmente, hoje existe uma ferramenta acessível e eficaz para auxiliar os médicos nessa campanha contra o câncer de mama.

Se você tem interesse em conhecer mais da solução, deixe seus dados que um consultor comercial vai entrar em contato

A Aquila é parceira comercial da Animati netPACS.
A tecnologia de segunda leitura de mamografia através de IA (Inteligência Artificial) é propriedade intelectual da Aquila Medical Innovation.