Acreditação de Clínicas e Hospitais: como a Animati auxilia em programas de qualidade?


Por:  Izabel Piva
Coordenadora de Customer Success

Dois médicos trabalhando com laptop no consultório

Quando falamos em serviço de saúde de qualidade logo começamos uma breve discussão sobre “o que é um serviço de saúde de qualidade?”.

Sabe-se que a qualidade é considerada no mundo inteiro algo que interfere nas nossas vidas e na vida das organizações de forma positiva. Referimo-nos a um serviço como um serviço de qualidade quando ele cumpre a sua missão da maneira que almejam, mesmo quando o cliente não está presente.

Com isso, na perspectiva de obter padrões assistenciais mais elevados, vários países têm aplicado iniciativas que atestem a competência e a qualidade na prestação dos serviços de saúde, estimulando a melhoria da qualidade da assistência, o que resultou no surgimento dos programas de acreditação de qualidade.

Os programas de acreditação nada mais são que um processo de revisão em pares de autoavaliação, com um conjunto de normas que buscam a qualidade dos serviços de saúde por meio de avaliação da estrutura física, organizacional e funcional.

Contudo, um serviço só é acreditado quando a distribuição e organização dos seus recursos e atividades atendem os critérios exigidos pelo órgão acreditador, um processo cujo resultado é um serviço de saúde de qualidade satisfatória. Trata-se de uma ferramenta de gestão que busca garantir a melhoria contínua dos processos dos serviços, entre elas as de medicina diagnóstica.

A obtenção de uma acreditação pode ser de forma voluntária, periódica e educativa, promovida por órgãos acreditadores não governamentais a fim de assegurar níveis adequados de estruturas, processos e resultados. Ela também detecta problemas e suas causas raízes, propondo medidas de correção, a monitorização de parâmetros e adequação das equipes.

É percebida como um diferencial no mercado, pois sinaliza reconhecimento social de que a organização possui uma melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, garantindo maior eficiência da equipe, vantagens econômicas e visando a segurança aos pacientes ao reduzir a incidência de erros.

Principais acreditações de serviços de diagnóstico de imagem nacionais

Programa de Acreditação Diagnóstica (PADI)

Em 2015 o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) criou juntamente com uma equipe multidisciplinar o Programa de Acreditação Diagnóstica (PADI), com diretrizes focadas em serviços de diagnóstico por imagem por meio de avaliações criteriosas para de contemplar os requisitos mínimos de qualidade, segurança e sustentabilidade na realização dos exames de imagens.

Para cumprir seus objetivos, há uma série de critérios e normas para a aderência do serviço. Além de ser composta por cinco tipos de auditoria, juntamente a inscrição do serviço no sistema PADI e a submissão de imagens e laudos. Importante ressaltar que a execução dos exames não é o único processo avaliado, mas também todos os processos prévios e posteriores a ele, como:

  • agendamento do exame
  • atendimento
  • gestão de serviços
  • estoque
  • segurança do paciente
  • entrega de laudo

Entre tantos benefícios que esse programa apresenta, destaca-se que a adesão é voluntária, podendo ser aderida por serviços de diagnóstico por imagens públicos ou privados nacionais, independente do seu porte, número de colaboradores, tipo de exames e números de exames realizados.

Não há dúvidas que os maiores beneficiários desse programa são os clientes, visto que são eles o consumidor de todas as melhorias previstas, e também os serviços e seus colaboradores, tendo um funcionamento saudável do serviço, além de uma boa referência social diante das demais que não se preocupam com a qualidade do serviço.

Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A metodologia da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) vem sendo aprimorada desde 1999, a partir de certificações regionais e de diretrizes internacionais, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra.

Essa acreditação consiste em um método de avaliação e certificação que busca padrões e requisitos definidos, promovidos a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Personalizada para todos os serviços de saúde, podendo ser aderida por serviços hospitalares até serviços de telemedicina. É realizada de forma voluntária e discreta, constituinte de uma ação fiscalizatória e um programa de educação continuada dos serviços, avaliados periodicamente estimulando a melhoria contínua.

Seu diferencial é que a organização estimula a maturidade dos serviços, proporcionando certificação em diferentes níveis, de 1 ao 3, de acreditado até acreditado com excelência, auxiliando na maturidade dos serviços no desenvolvimento dos processos e segurança dos pacientes.

Além dos diferenciais citados acima, entre os benefícios e vantagens da acreditação em serviços, pode-se destacar:

  • Segurança e resultados assistenciais;
  • Redução de desperdícios/retrabalho;
  • Educação dos profissionais;
  • Maior integração entre os setores e processos;
  • Padronização e controle dos processos;
  • Maior credibilidade com seus clientes e médicos;
  • Demonstração de seriedade, competência e profissionalismo com seus clientes;
  • Assegurar aos clientes mais qualidade, melhor atendimento e satisfação

 

Como as soluções da Animati podem ajudar nas certificações?

Sendo assim, as soluções da Animati possuem funcionalidades 100% aderentes a esses programas, visando a facilitação do processo de certificação. Nossas funcionalidades contemplam desde acompanhamento de indicadores até o processo de entrega de laudos, destacando-se:

Dashboard

  • Indicadores de resultados financeiros;
  • Índice de retificação de laudos;
  • Índice de cumprimento de prazo de resultado acordado com o paciente;
  • Taxa de reconvocação de exames estratificada por motivo.

Módulo de atendimento

  • Cadastro dos pacientes completo, com número de registro de identificação gerada pelo serviço, número de identificação de cada dia de atendimento;
  • Processo de cadastro com de indicativo de datas, horários, locais e responsáveis, garantindo rastreabilidade exames ou procedimentos realizados;
  • O comprovante de atendimento contém os requisitos mínimos necessários exigidos nas normas, sendo possível adaptá-los de acordo com a realidade de cada serviço, incluindo prazo de entrega de laudo;
  • Processo de sinalização de paciente com uso de contraste durante o procedimento.
  • Processo de recebimento de exames anteriores e laudos que contemplam essa informação;
  • Por meio de parceiros é possível enviar orientações pré exames por meio de SMS, WhatsApp ou ligação telefônica.

Módulo financeiro

  • Acompanhamento de planejamento e os indicadores que permite monitorar a evolução de receitas e despesas;
  • Maturidade no processo de contas a pagar e receber, com objetivo de cobrança contínua dos saldos em aberto para garantir o recebimento dos serviços prestados e o pagamento dos débitos.

Módulo faturamento

  • Processo de recursos de glosas, com objetivo de reduzi-las continuamente por meio de análise das causas e ações corretivas;
  • Criação de faturas para cobranças de convênios com todas as informações detalhadas e geração de estrutura de arquivos XML sempre atualizadas conforme as normas TISS;
  • Vínculo de recebimentos de convênios na tela de financeiro, e baixa de pagamento automatizada por XML de retorno do convênio.

Segurança do paciente

  • Registros de atendimento aos eventos, incluindo reação a contrastes, e se todos têm conhecimento de quem são os colaboradores de referência para emergências;
  • Procedimento de notificação de resultados potencialmente críticos, os critérios definidos e os registros de contato ou tentativa de contato pelo médico radiologista;
  • Formulário de anamnese adaptável de acordo com a necessidade do serviço e tipo de exames.

Gestão de laudos

  • Processo de registro e sinalização de alterações de laudos depois de disponibilizados ao paciente com especificação dos achados modificados;
  • A solução conta com o registro dos médicos solicitantes para manter a sistemática de contato em casos em que achados críticos sejam identificados;
  • Registros dos laudos de procedimentos invasivos com os requisitos necessários;
  • Máscaras de laudos configuráveis de acordo com cada modalidade de exames.

Report

  • Mais de 100 relatórios envolvendo todas as informações do sistema cruzadas para melhor gerir seu serviço, assim como agendamento de envios de relatórios configurados diretamente no e-mail.

Gestão de dados

  • Sistema adequado a LGPD;
  • Os sistemas que possuem oferecem meios de mitigar risco como controle de login de acesso de dados pessoais e sensíveis;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais e sensíveis tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Eliminação dos dados pessoais e sensíveis tratados com o consentimento do titular;

Por fim, as acreditações incentivam os serviços de saúde a buscarem excelência, confiabilidade e a sustentabilidade com foco na gestão, na qualidade dos exames e laudos e na segurança dos seus clientes, desde o agendamento à entrega de laudo, além de todo o processo de gerenciamento do serviço.

A utilização de softwares aderentes às normas de acreditação se tornou fundamental para garantir a eficácia nos métodos de gestão, tornando o processo menos denso e mais fácil, automatizando processos diários do serviço.

Referências:

padi.org.br
ona.org.br
abramed.org.br
scielo.br
bvsms.saude.gov.br