Descubra como fidelizar pacientes em sua clínica de radiologia


Por: Angela Souza
Coordenadora de Pré-vendas e Marketing da Animati

radiologista sorridente mostrando diagnóstico de raio-x para paciente feliz sentado na cama do tomógrafo

No marketing, o conceito de fidelização de pacientes está fundamentado na premissa de que é mais vantajoso e econômico manter a lealdade dos pacientes existentes ao invés da atração e conquista de novos.

A fidelização de pacientes deve ser considerada como um objetivo primordial para qualquer instituição de saúde e passa pela implementação de um conjunto variado e integrado de práticas que influenciarão positivamente diversos aspectos da clínica, focando na promoção de uma experiência mais satisfatória para o paciente.

Neste artigo, apresentaremos algumas estratégias eficazes para alcançar esse objetivo, abordando formas de fortalecer os laços com os pacientes atuais, garantindo que se sintam valorizados e bem cuidados, o que contribuirá para a fidelização e até mesmo para a atração de novos pacientes através de indicações positivas.

Dicas para fidelizar pacientes

Invista no Marketing

O marketing é um pilar na fidelização de pacientes, pois envolve desde ações de pré-atendimento, como comunicação por múltiplos canais, até o pós-consulta.

Utilize canais online e offline para divulgar seus serviços, destacando sua expertise e diferenciais. É por meio do marketing que será possível mapear cada etapa de contato com o paciente e identificar ações e oportunidades para torná-las mais satisfatórias.

Aposte em marketing digital que auxilia na conscientização e educação dos pacientes e que potencialize e promova sua clínica. 

Promova conteúdos digitais relevantes que estejam em consonância com as dúvidas e temas comuns entre os seus pacientes. O conteúdo publicado pode ser compartilhado nas redes sociais (LinkedIn, Youtube, Facebook, Instagram e WhatsApp) São excelentes canais de comunicação para a publicação para se relacionar diretamente com o paciente por meio do chat e dos comentários.

Atendimento de qualidade e comunicação eficaz

Investir no atendimento de qualidade é uma das principais formas para se construir um relacionamento de longo prazo com o paciente. Ações como lembretes para as próximas consultas ou inserção em um fluxo de e-mail marketing com dicas de saúde, contribuem para um bom atendimento. No entanto, um atendimento humanizado, cordial, são essenciais. mesmo que hoje em dia as pessoas prezam também pela agilidade da comunicação. 

Responder a todos os chamados dos pacientes é primordial. Disponibilize canais de comunicação como WhatsApp, redes sociais e atendimento omnichannel. Mostre-se acessível e responda prontamente às dúvidas e solicitações dos pacientes. 

A estratégia de atendimento através de multicanais garante uma comunicação otimizada nos vários meios que o cliente usa, ou seja, para buscar um resultado de exame, marcar consultas até mesmo para tirar dúvidas. Estas estratégias multicanais ou omnichannel (quando esses canais operam de forma integrada) geram facilidade para o paciente ter acesso a vários canais de comunicação, por meio de vários dispositivos e a qualquer hora do dia. 

Sem dúvida, oferecer recursos para facilitar a comunicação do paciente com a clínica é importante. Contudo, demonstrar interesse pelo bem-estar dos pacientes, antes, durante e após consulta reforça o relacionamento e aumenta a probabilidade de fidelização.

É importante evidenciar que o sucesso de fidelização também está em utilizar todos esses recursos para pesquisas de satisfação que irão dar apoio a gestão a identificar gargalos na jornada do paciente que apenas o próprio paciente é capaz de indicar. 

Aposte na eficiência e tecnologia

Busque constantemente por inovações tecnológicas que possam aprimorar os serviços oferecidos em sua clínica.  Simplifique o processo de agendamento, oferecendo opções online, por telefone e demais canais digitais. Certifique-se de que o agendamento seja rápido, conveniente e atenda às necessidades dos pacientes.

Mantenha os dados dos pacientes organizados e atualizados, garantindo que todas as informações relevantes estejam disponíveis quando necessário. Disponibilizar o resultado digital deixou de ser um diferencial e agora é uma exigência no setor de diagnóstico por imagem.

Além dos pacientes, o médico solicitante também se beneficia desse recurso, seja para tranquilizar o paciente quanto ao resultado ou para dar início a um tratamento o mais rápido possível. Investir em sistemas integrados garante um fluxo de atendimento ágil, seguro e confiável.

As soluções da Animati, por exemplo, permitem a organização de todos os processos diagnósticos, desde o agendamento à entrega online de resultados. Por meio de ferramentas de agendamento integradas, o processo é facilitado, gerando maior agilidade para o paciente.

A entrega online de resultados, por sua vez, proporciona maior comodidade, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos para obtenção dos laudos. Esses recursos melhoram a experiência do paciente e demais profissionais da saúde, fortalecendo o seu relacionamento com a instituição.

 Trabalhar em prol da fidelização também significa ir em direção a uma operação de maior qualidade e eficiência para proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes. Fidelizar pacientes em uma clínica de radiologia requer a implementação de diversas estratégias. Desde a comunicação multicanal até o investimento em marketing e inovação tecnológica, cada aspecto contribui para uma experiência positiva do paciente.

Nesse sentido, as soluções da Animati podem ser uma excelente opção para otimizar o atendimento e garantir agilidade e segurança. Ao combinar todas essas estratégias, você estará proporcionando aos pacientes um serviço de qualidade, incentivando-os a retornar e a recomendar sua clínica a outras pessoas.