Radiologia Digital: o que é e quais as suas principais vantagens?

Radiologia Digital: o que é e quais as suas principais vantagens?

A radiologia digital revoluciona o diagnóstico médico, substituindo métodos convencionais por detectores eletrônicos. Continue a leitura e descubra as seguintes informações sobre a tecnologia:

  • O que é radiologia digital?
  • Vantagens da radiologia digital
  • Conclusão sobre a tecnologia

O que é radiologia digital?

A radiologia é um importante método de diagnóstico utilizado em larga escala nos dias de hoje, trazendo muitos benefícios ao paciente. Na maior parte dos hospitais e clínicas, já encontramos equipamentos que produzem imagens digitais. As cidades do interior, com menor número de habitantes, também estão realizando a migração dos sistemas de radiologia convencional para a digital.

Na radiologia convencional, o detector da imagem é o próprio filme radiográfico, que após sensibilizado pelo feixe de raio x que atravessou a área do corpo do paciente a ser diagnosticada, irá para o processo de revelação. No processo de revelação, o filme passa por processos químicos para ter a imagem impressa no filme físico.

Na radiologia digital, detectores eletrônicos são utilizados para a captura das imagens provenientes da exposição do paciente à radiação. Portanto, não é utilizado o filme radiográfico, com cristais de prata, para a formação da imagem.

Durante o exame, o paciente é posicionado entre a fonte de radiação e o detector, que converte a radiação em um sinal elétrico que é processado e armazenado em um computador. As imagens digitais podem ser visualizadas imediatamente em um monitor e podem ser manipuladas e melhoradas com o uso de software de processamento de imagem.

Vantagens da radiologia digital

1. Produtividade

Exames realizados via radiologia digital tem um tempo de realização menor que a convencional. Imagens já estão disponíveis, para o médico radiologista, logo após ser realizado a exposição e ajustes feitos pelo técnico. Assim, possibilitamos o rápido diagnóstico de pacientes com emergências médicas. Durante uma emergência médica, o tempo é fundamental para determinar o percurso tomado pelos profissionais para auxiliar o paciente da melhor forma possível.

2. Custo-benefício

Equipamentos de radiologia digital, combinados com software de PACS, não precisam imprimir filmes radiológicos e laudos médicos, pois podem ser compartilhados online, via portal de resultados. Fazendo com que não tenham custos com impressões de filmes, papéis, manutenção de impressoras e outros custos provenientes da radiologia convencional.

3. Diagnóstico à distância

A radiologia digital possibilita que o médico radiologista realize o processo do diagnóstico médico a distância. Nas pequenas cidades do interior, muitas vezes não temos médicos radiologistas e especialistas.

4. Armazenamento de imagens em nuvem

Após a imagem ser gerada no equipamento, ela é disponibilizada no sistema de PACS, que tem a possibilidade de enviar os exames para armazenamento em nuvem. Trazendo segurança e diminuindo gastos com estruturas físicas. A Animati possui a funcionalidade Storage Híbrido, que possibilita o envio dos exames para a nuvem.

5. Menor exposição à radiação

Os detectores digitais de imagem possuem uma sensibilidade maior que o filme radiológico convencional, fazendo com que consigam diminuir a exposição radioativa.

6. Possibilidade de ajustar a imagem após a realização do exame

Com o exame pronto, temos a possibilidade de ajustes nas imagens, tais como brilho, contraste, zoom e inversão.

7. Agilidade na entrega do resultado – compartilhamento do diagnóstico por meios digitais

Os resultados dos exames podem ser compartilhados pelo portal do paciente e do médico solicitante, fazendo com que tenham em menor tempo o resultado do exame para o diagnóstico rápido e preciso. O sistema Animati PACS possibilita esse compartilhamento dos resultados dos exames com médicos solicitantes e pacientes. O paciente não precisa mais retirar o exame no local e o médico solicitante já tem acesso assim que o laudo estiver pronto.

8. Exames mais precisos e dinâmicos

Detectores digitais possuem melhor resolução que o filme convencional e possibilitam realizar o exame em menor tempo.

9. Cuidado com o meio ambiente

Na radiologia convencional temos descarte de efluentes (revelador, fixador e água contaminada). Na radiologia digital a imagem é gerada pelo detector, não sendo necessário revelação posterior. Enviando as imagens para o sistema PACS, não é necessária impressão de filmes e documentação do paciente.

Essa medida está de acordo com o padrão mundial ESG (Environmental, social and corporate governance), (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa), cada vez mais presente nas agendas de investimentos das empresas e saído da teoria para ser aplicado na prática.

Esse conceito amplia o olhar da sustentabilidade, ultrapassando as questões relacionadas ao meio ambiente, envolvendo ações que impactem positivamente a vida das pessoas de diversas maneiras e com diversas frentes.

– Leia também: ESG na Radiologia: porque é importante ficar de olho?

10. Utilização de inteligência artificial

Softwares de detecção de lesões e sugestões de diagnósticos, que utilizam inteligência artificial, já são utilizados nos grandes centros médicos. Melhorando a acurácia no resultado de exames complexos e detecção precoce de lesões cancerígenas.

– Leia também: Inteligência Artificial na Radiologia: benefícios e principais aplicações

Conclusão sobre a tecnologia

Portanto, a radiologia digital não é só importante para o dia a dia dos profissionais da saúde, ela também é essencial para a evolução da medicina. Além disso, nos possibilita soluções mais ecológicas, relacionando-se com a pauta ESG.

A radiologia digital, integrada a sistemas de armazenamento de imagens (PACS), nos possibilita a manutenção do histórico de exames do paciente e toda a conduta evolutiva do paciente, contribuindo para diagnósticos mais assertivos, com maior velocidade e qualidade.

Para obter mais informações sobre radiologia digital e PACS, não hesite em nos contatar! A Animati possui soluções em software de radiologia e gestão de diagnósticos ideais para sua clínica!


Por: Eduardo Diebold
Consultor Comercial – Animati netPACS