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A importância da relação médico-paciente nas clínicas de diagnóstico

A tecnologia avançou bastante para aumentar a produtividade, porém, em alguns CDIs isso acabou gerando um distanciamento na relação médico-paciente, ou melhor, radiologista-paciente. 

Muitas pessoas reclamam que se sentem apenas como números, e isso pode trazer um impacto negativo na experiência de quem está ali buscando atendimento.

Radiologistas, claro, precisam se concentrar nos exames e diagnósticos, mas é importante lembrar que há uma pessoa ali. Alguém que está esperando resultados e um atendimento humanizado.

O que é a relação médico-paciente?

A relação médico-paciente é basicamente a interação entre o profissional de medicina e quem busca o atendimento. 

Para ter sucesso, esse relacionamento precisa ser baseado em confiança, respeito e comunicação clara. 

Engana-se quem acha que ela acontece apenas no momento da consulta. A boa experiência deve ocorrer desde o agendamento do exame até o acompanhamento dos resultados.

  • Leia mais: Laudo de raio-x a distância: o que é e como começar a fazer

Desafios na relação médico-paciente

A verdade é que a tecnologia, embora essencial, pode contribuir para o distanciamento da relação médico-paciente se não for utilizada de maneira estratégica.

Com muitos atendimentos para fazer, muitas vezes, o tempo para conversar com quem está ali buscando fazer o exame é curto e isso pode prejudicar a comunicação e a confiança.

É essencial que os CDIs encontrem maneiras de humanizar o atendimento, para que o paciente sinta que é ouvido e cuidado de forma personalizada.

  • Você precisa saber: Interpretação de exames radiológicos: 7 dicas de como otimizar o processo

O que fazer para melhorar essa situação? 

1. Investir em uma comunicação eficaz é fundamental 

Uma comunicação aberta e transparente na relação médico-paciente é fundamental. Quando os médicos conseguem explicar o diagnóstico e os tratamentos de forma clara, acabam fortalecendo essa relação. 

Isso não só ajuda o paciente a entender melhor sua condição, mas também o faz sentir-se mais seguro para seguir o tratamento corretamente.

Use o Animati PACS para melhorar essa relação médico-paciente

As clínicas de imagem podem melhorar essa interação ao utilizar sistemas PACS, como o Animati PACS. 

Isso porque, com o protocolo do exame em mãos, tanto o paciente quanto o médico solicitante podem acessar os resultados dos exames de imagem online assim que forem publicados. 

Isso elimina a necessidade de o paciente ir até a clínica para buscar os exames impressos, além de reduzir custos para o CDI.

Quer entender melhor? Veja como funciona o Portal de Resultados Online do Animati PACS:

2. Colocar-se no lugar do outro: a empatia deve ser diária!

Quando um médico ou radiologista se coloca no lugar do paciente, ele entende melhor suas preocupações e medos. 

Esse tipo de conexão faz com que o paciente se sinta mais à vontade para falar sobre sua saúde, o que contribui para um exame de imagem e diagnóstico mais preciso.

Além disso, médicos e radiologistas empáticos têm mais sucesso em suas práticas, pois os pacientes ficam mais tranquilos e dispostos a seguir corretamente as orientações. 

3. Focar na experiência do paciente

A experiência do paciente envolve todo o atendimento que ele recebe, desde o momento em que marca o exame até quando recebe os resultados. 

Clínicas de imagens que usam sistemas RIS, como o netRIS, tornam esse processo bem mais fácil, permitindo que o paciente agende seus exames online. 

Isso traz mais praticidade para ele, que não precisa ficar ligando para a clínica. Ainda facilita o trabalho dos atendentes, deixando as linhas telefônicas mais livres.

Quando a clínica segue o agendamento corretamente, o paciente sabe que não terá que esperar muito para realizar seus exames, o que aumenta a satisfação.

  • Leia também: 7 boas práticas de atendimento ao paciente em clínicas de radiologia

4. Não esquecer da segurança dos dados

A segurança da informação é fundamental para fortalecer a relação médico-paciente. Quando quem busca atendimento sente que suas informações estão protegidas, isso gera confiança no atendimento. 

Soluções como as oferecidas aqui pela Animati (netRIS, Animati PACS e Animati Workstation) garantem que os dados pessoais e médicos estejam seguros, acessíveis apenas por profissionais autorizados. 

Esse cuidado com a privacidade cria um ambiente de segurança, permitindo que o paciente se concentre no tratamento, sem se preocupar com possíveis vazamentos ou acessos não autorizados. 

Como a integração de RIS e PACS pode influenciar a relação médico-paciente

Com acesso rápido e fácil a exames e laudos, os médicos podem dedicar mais tempo à interação com os pacientes, explicando resultados e discutindo opções de tratamento de forma mais clara. 

Isso fortalece a confiança e melhora a experiência do paciente, pois eles se sentem mais informados e envolvidos em seu processo de cuidado.

Essa é a melhor forma de aumentar a capacidade de exames de imagens no seu CDI: use Animati PACS e netRIS

Com o Animati PACS, seus médicos radiologistas podem emitir laudos e realizar análises de forma remota, sem perder a eficiência de um atendimento presencial no CDI.

O Animati Workstation é uma ferramenta essencial para visualizar exames de média e alta complexidade. 

Já o netRIS oferece uma gestão completa do seu CDI com funcionalidades, como: agendamento online, prontuário eletrônico, possibilidade de controlar todas as operações financeiras e muito mais.

Peça uma demonstração gratuita! 

Imagem de capa: Envato/DC_Studio

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