Pensando em trocar de PACS ou RIS? Veja 4 benefícios de realizar a migração de dados

Pablo Pyerri - Animati netPACS

Por: Pablo Pyerri
Analista de Implantações

Imagem de close-up de profissionais médicos discutindo informações em tablet digital

Hoje sabemos que a Radiologia é uma das áreas da medicina que mais se beneficia do uso de tecnologias para a otimização dos processos.

Em se tratando de softwares especialistas, uma das principais preocupações quando pensamos na troca de sistemas, é a segurança de que essas informações que a clínica/hospital possui não sejam perdidas ou que fiquem em sistemas separados. Com isso, pensamos sempre na facilidade e segurança de ter estes dados migrados do sistema legado.

A quantidade de dados gerados em clínicas e hospitais aumenta a cada momento. Diante dessa realidade, este artigo foi produzido com o intuito de tranquilizar as instituições, demonstrando que a migração de sistemas pode ser realizada sem maiores transtornos, visto que há tensão na implementação de um novo sistema e o mesmo recebe novos dados enquanto a migração do legado ocorre em paralelo.

Qual a importância em realizar a importação de PACS ou RIS?

A migração de dados é essencial para que os colaboradores, radiologistas e médicos tenham acesso a todas as informações dos pacientes que já possuíam no sistema anterior, estes dados são informações fundamentais para instituições de saúde e devem ser disponibilizadas permanentemente.

Com a importação os colaboradores passam a ter mais praticidade e rapidez no atendimento dos pacientes.

Como é realizada a migração de dados para a Animati?

A importação de dados e imagens, a partir de de um olhar mais técnico, se inicia somente após todo o processo de ajuste de servidor ser realizado, e segue os seguintes passos:

Estágio 1: Antes de iniciar a importação, há um planejamento conjunto com o cliente informando que será realizado um acompanhamento por parte da nossa Gestão de Projetos, que coordena todas as etapas até a conclusão da importação.

Estágio 2: A importação é iniciada conforme a priorização dos gestores junto ao projeto, sempre analisando a data de previsão de virada do sistema. Nessa etapa realizamos uma análise técnica da base de dados do cliente com o objetivo de identificar a forma mais eficiente para a importação.

Estágio 3: De posse da Base de Dados legada e/ou Backup, iniciamos a importação de informações de Pacientes e Médicos.

Estágio 4: Após a importação de Pacientes e Médicos ser realizada, partimos para os Atendimentos, Laudos e Imagens, que ao entrarem no sistema irão associar automaticamente ao cadastro do paciente correto. (Para a importação de imagens é solicitado o compartilhamento do disco de imagens com o nosso servidor).

Estágio 5: Após finalizar esta importação e realizar a virada do sistema, existem dados neste intervalo que não estarão no sistema, e como última etapa, realizamos a importação das informações mais recentes para que nada seja perdido.

Durante este processo, orientamos que é possível realizar a correção de possíveis duplicidades e alguns erros advindos do sistema legado.

Quais os dados que posso migrar para o RIS/PACS?

1. Laudos
2. Imagens
3. Pacientes
4. Médicos
5. Prontuário

Conheça abaixo, 4 benefícios de realizar a migração de dados na troca de sistema

 

1. Histórico Exames

A importação de atendimento/laudo permite aos usuários do sistema PACS e RIS visualizar os dados do sistema legado. Como histórico de exames antigos dos pacientes.

2. Acesso a toda base de pacientes já cadastrados no sistema anterior

Sem estes dados no sistema os colaboradores são obrigados a realizar um novo cadastro do paciente no momento do exame, ou seja, o desperdício de tempo no processo pode ser evitado, assim como a possível duplicidade de cadastro.

3. Histórico de Prontuário eletrônico do paciente

Tem como principal vantagem a otimização de recursos e o rápido acesso aos problemas de saúde do paciente, tanto antigos como recentes.

4. Acesso online aos exames

Com acesso do PACS de forma remota, o Médico Solicitante pode avaliar os exames diretamente no consultório, assim como o paciente também pode consultar os exames atuais e antigos através do Ambiente do Paciente (Resultado online de exames).

Qual a vantagem em migrar para a Animati?

A Animati oferece um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos do centro de diagnóstico por imagens.

Enquanto o PACS é responsável pelo arquivamento e distribuição das imagens e laudos, o RIS desempenha a função de gerenciar os fluxos de gestão da clínica, desde o agendamento do exame, passando pelo atendimento, faturamento e demais atividades pertinentes à administração da clínica.

A troca de sistemas é uma realidade que muitas instituições de saúde enfrentam e a Animati tem como objetivo oferecer segurança e facilidade para a migração de dados de legados de PACS e RIS.

A migração de dados é fundamental para que os colaboradores da instituição de saúde, radiologistas e médicos solicitantes dos exames possam acessar as informações dos pacientes de forma prática e rápida. Na Animati, a migração é realizada após uma análise técnica da base de dados do cliente, que busca identificar a maneira mais eficiente para a importação.

A Animati oferece um processo de migração simples e eficiente, que garante uma transição tranquila para o novo sistema e minimiza a perda de informações sensíveis.

Quer conhecer um case de sucesso?

Clique no botão abaixo e confira as vantagens de utilizar nossas soluções no seu centro de diagnóstico por imagem.

Aumente a eficiência do seu centro de diagnóstico por imagem

calculadora de consumo de storage