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Indicadores de desempenho para clínicas: quais eu devo acompanhar?

NA preocupação com a eficiência e produtividade estão cada vez mais presentes na gestão dos centros de diagnósticos por imagem. Para garantir a excelência no atendimento e resultados crescentes, definir e mensurar indicadores é uma parte fundamental da gestão da operação dos processos de diagnóstico, principalmente numa realidade competitiva.

Indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicators) são ferramentas que permitem avaliar o desempenho das atividades estratégicas de uma empresa durante determinado período. Seu objetivo é refletir as metas da empresa para todos os envolvidos. Para isso, eles devem ser representados por relatórios, gráficos e fluxogramas acessíveis.

Apesar de todo KPI ser um indicador, nem todo indicador é um KPI. Isso porque os indicadores de desempenho devem indicar as expectativas de valor estratégico do centro de diagnóstico. Enquanto isso, os indicadores meramente métricos apenas representam a performance de determinada atividade, como o número de laudos realizados por um período, de uma determinada modalidade ou especialidade, por exemplo.

Os indicadores vão muito mais além de servirem para determinar objetivos ou apresentar relatórios, como pode-se observar em seguida:

Indicadores de sucesso em um centro de diagnóstico

Indicadores de produtividade

Estão relacionados à quantidade de laudos realizados por uma determinada modalidade, especialidade ou radiologista em um intervalo de tempo específico. Medir a produtividade é fundamental para otimizar a utilização dos recursos disponíveis e garantir um fluxo eficiente dos processos.

Indicadores de qualidade

Esses indicadores focam na satisfação dos pacientes e na excelência dos serviços prestados. Podem incluir o tempo de espera para atendimento, tempo de entrega de resultados, taxas de reclamações e feedback dos pacientes. A mensuração da qualidade é essencial para identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhoria nos processos.
Indicadores de capacidade: O indicador de capacidade determina a quantidade de exames que o centro pode realizar por equipamento/modalidade ou por radiologista em um determinado período de tempo. Reflete a capacidade de agendamentos para procedimentos da instituição e ajuda a evitar sobrecargas e a garantir uma distribuição adequada dos recursos.

Indicadores estratégicos

Esses indicadores operam em um nível mais alto, demonstrando como o desempenho da empresa está alinhado com seus objetivos de negócio e financeiros. Comparam o cenário atual com o cenário ideal e permitem que a gestão tome decisões estratégicas para o futuro do centro de diagnóstico.

Indicadores de desempenho na radiologia 

Os indicadores de desempenho, ou KPI ‘s para centros de diagnóstico devem ser ferramentas que irão permitir mensurar e avaliar o desempenho do centro, permitindo que sejam identificados pontos fortes e fracos, além de oportunidades de melhoria. Com o acompanhamento desses indicadores, é possível garantir que o centro esteja oferecendo serviços de qualidade e que esteja atendendo às necessidades dos pacientes.

Existem diversos indicadores de desempenho que podem ser utilizados em um centro de diagnóstico, alguns exemplos são:

Animati netPACS - Satisfação-do-paciente

1. Tempo de espera para atendimento

Esse indicador mede o tempo que os pacientes precisam aguardar até serem atendidos no centro de diagnóstico. Um tempo de espera excessivamente longo pode gerar insatisfação e afetar a experiência do paciente, podendo ser resolvido com a contratação de mais profissionais ou com uma otimização do fluxo de atendimento.

2. Tempo de espera para realização de exames

Similar ao indicador anterior, esse KPI concentra-se no tempo que o paciente espera entre a marcação do exame e a sua realização. Reduzir esse período é crucial para agilizar o diagnóstico e o início do tratamento, quando necessário.

Animati netPACS - Eficiência-operacional
Animati netPACS - faltas-e-cancelamentos

3. Tempo de entrega de resultados

Refere-se ao período entre a realização do exame e a entrega do laudo ao paciente ou ao médico solicitante. Garantir um tempo de entrega rápido é fundamental para tranquilizar os pacientes e para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

Animati netPACS - Turnover

4. Taxa de satisfação dos pacientes

A opinião dos pacientes sobre a qualidade do atendimento, a clareza das informações e o cuidado recebido é essencial para aperfeiçoar a experiência do paciente e a qualidade dos serviços prestados.

5. Taxa de entrega de resultados online

Com a era digital, oferecer a possibilidade de os pacientes acessarem seus resultados pela internet é um diferencial. Aumentar a adesão a essa prática pode reduzir a sobrecarga de atendimentos presenciais, melhorando o fluxo de trabalho e reduzindo custos.

Animati netPACS - taxa-de-glosa

O acompanhamento desses indicadores permite que o centro de diagnóstico tenha uma visão clara do seu desempenho e possa tomar medidas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Por exemplo, se o tempo de espera para atendimento estiver muito longo, o centro pode contratar mais profissionais ou otimizar o processo de atendimento. Se a taxa de entrega de resultados online estiver baixa, o centro pode investir em maior divulgação desse recurso e incentivar a prática junto aos pacientes durante seu atendimento no centro.

É nestes exemplos de situações que a tecnologia pode auxiliar a gestão de indicadores na radiologia. Um RIS integrado ao PACS oferece dados que vão além dos indicadores. Você terá dados de rastreabilidade, capazes de lhe mostrar como a sua operação trabalhou e onde podemos melhorar os processos para que situações indesejadas não ocorram mais ou para que o centro de diagnósticos busque aumentar sua performance e desempenho em etapas que sinalizem pontos de gargalo. De forma geral, o acompanhamento dos indicadores de desempenho permite que o centro de diagnóstico possa comparar o seu desempenho com as médias do mercado, identificando oportunidades de melhoria e implementando boas práticas.

Os indicadores de desempenho são fundamentais para a gestão de um centro de diagnóstico, permitindo que sejam identificados pontos fortes e fracos, além de oportunidades de melhoria. Nos sistemas da Animati PACS e RIS, o acompanhamento desses indicadores, poderá ser feito por mais de 300 relatórios em tempo real, apoiam a tomada de decisão de gestores dos centros de diagnósticos.

Para saber um pouco mais quais os relatórios mais importantes para fazer esse acompanhamento acesse Os 5 principais relatórios do netReport que toda clínica de radiologia deve usar entre em contato com os nossos consultores.

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