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7 boas práticas de atendimento ao paciente em clínicas de radiologia

Para o radiologista ou dono de clínica, garantir uma experiência acolhedora e de confiança no atendimento ao paciente é uma prioridade.

Fazer diagnósticos rápidos e assertivos, proteger a segurança dos dados e evitar qualquer sensação de espera ou insegurança para quem precisa de atendimento fazem toda a diferença.

Por isso, reunimos aqui 7 boas práticas essenciais para tornar a experiência do paciente a melhor possível.

1. Simplifique o agendamento com sistemas integrados de RIS e entrega de resultados online com PACS

A etapa de agendamento é o primeiro contato durante o atendimento ao paciente. Em uma clínica é preciso ser simples e ágil. 

Com o RIS, o fluxo de marcação de exames se torna mais rápido e com mais segurança. No software da Animati, o netRIS, tem a funcionalidade onde o paciente pode fazer o agendamento online, sem precisar falar com o atendente. 

Além disso, com o nosso sistema, a sua clínica também ganha a vantagem de fazer algumas restrições de agendamento por convênio, quantidade e horários. 

  • Leia mais: Interpretação de exames radiológicos: 7 dicas de como otimizar o processo

Uma outra maneira de proporcionar um excelente atendimento ao paciente é disponibilizar os resultados do exame online. Isso é possível escolhendo um sistema PACS. 

Com o Animati PACS, por exemplo, tanto o paciente quanto o médico conseguem acessar os exames online assim que ficam prontos, usando apenas o QR Code. 

Veja mais funcionalidades do Animati PACS: 

2. Proporcione uma experiência de atendimento ao paciente personalizada e humanizada

As pessoas que buscam clínicas de radiologia, em muitos casos, estão em momentos de vulnerabilidade.

Por isso, um atendimento humanizado é essencial. Treine a equipe para interagir de forma empática, explicar os procedimentos de maneira clara e estar disponível para tirar dúvidas. 

Esse cuidado transmite confiança e melhora a experiência, fazendo com que o paciente se sinta acolhido.

  • Saiba mais: Laudo de raio-x a distância: o que é e como começar a fazer

3. Garanta a segurança dos dados dos pacientes

O investimento em segurança da informação é um dos pilares de um bom atendimento ao paciente. 

É muito importante estar por dentro da LGPD e escolher softwares que se preocupam com isso. 

Todos os sistemas aqui da Animati (netRIS, Animati PACS e Animati Workstation) estão em conformidade com a LGPD. 

Garantir que as informações estejam acessíveis apenas para profissionais autorizados é fundamental para manter a confiança do paciente e evitar falhas éticas.

  • Veja mais: Saúde digital: o que é e seu impacto na área da radiologia

4. Ofereça rapidez e qualidade na interpretação de exames de média e alta complexidade com o Animati Workstation

A entrega rápida e precisa de laudos é essencial para clínicas que buscam oferecer um atendimento diferenciado. 

O Animati Workstation é um visualizador de imagens avançado, ideal para interpretar exames de média e alta complexidade com precisão e agilidade.

Esse sistema completo facilita o trabalho dos radiologistas com recursos como navegação entre frames, janelamento, zoom, rotação, lupa e LUT. 

Funções adicionais, como medições de ângulo, densidade e distância, captura de imagens-chave e reconstrução multiplanar (MPR) e volumétrica, permitem uma análise detalhada e segura. 

  • Veja mais: Indicadores de gestão nas clínicas de radiologia: qual a importância?

Médico mostrando a radiologia e fazento atendimento ao paciente

Imagem: Envato/DC_Studio

5. Facilite a comunicação entre especialistas e pacientes

A comunicação é essencial para um atendimento de excelência. Sistemas integrados na radiologia como o netRIS e o Animati PACS permitem que radiologistas e demais profissionais de saúde troquem informações de maneira segura e rápida. 

Dessa forma, é possível fornecer ao paciente orientações completas sobre seu diagnóstico, melhorando a precisão e evitando consultas repetidas.

  • Saiba mais: Gestão de tarefas na Clínica Radiológica: como tornar o processo mais eficiente?

6. Minimize o tempo de espera e evite retrabalho

Com processos de triagem digitalizados e ferramentas de automação, a clínica pode reduzir o tempo de espera. 

Além disso, a automação de tarefas administrativas libera a equipe para focar mais no atendimento ao paciente.

Com o netRIS, a clínica consegue fazer uma gestão completa, desde o agendamento online até o controle financeiro e de estoque. 

Com ele, também é possível gerar mais de 250 modelos de relatórios: gerencial, atendimento, financeiro e muito mais! 

  • Você vai gostar de saber: Acreditação de Clínicas e Hospitais: como a Animati auxilia em programas de qualidade?

7. Realize pesquisa de satisfação para melhorar o atendimento ao paciente

Para entender as necessidades e percepções dos pacientes, é importante realizar pesquisas de satisfação regulares. 

Esse feedback oferece insights valiosos que ajudam a aprimorar o atendimento e identificar áreas de melhoria. 

Aumente a eficiência da sua clínica de radiologia com os sistemas da Animati

Em vez de escolher só uma ferramenta, aproveite nossos três sistemas integrados para reduzir custos, aumentar a produtividade e tornar o dia a dia do seu centro de diagnóstico mais simples e eficiente.

  • Animati PACS: armazene, distribua e acesse imagens médicas de forma rápida e segura, onde quer que você esteja;
  • netRIS: tenha o controle total da operação da clínica, do agendamento ao laudo, tudo em um só lugar;
  • Animati Workstation: use ferramentas avançadas para interpretar exames complexos com total precisão.

Experimente a transformação na prática! Peça uma demonstração agora e veja como a Animati pode fazer a diferença na sua clínica.

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